Ao Senhor das Horas

dali

Tu dizes, oh Senhor das Horas:

“Faça-se, cumpra-se,

pra ontem, pra ontem,

pra ontem, pra ontem

Guarde seu riso no oco da alma!

Faça-se, cumpra-se: meu tempo é seu rei.

Seja certeira, não deixe passar!

Siga-me, venha-me, corra até mim

Deixe para trás suas flores, seu chão

Deixe de lado seu mar, suas letras

Deixe sua mãe, suas praças, vielas:

venha dançar minha dança de morte.

As horas, as horas, as horas:

de ontem pra hoje publique meu nome

assine sua sina

desista das cores.

Faça-se, cumpra-se,

que tudo é pra já.

Meu tempo, meu tempo

é dono do seu.

Meu templo, suas horas:

abaixe a cabeça

dobre os joelhos, pertença a mim.

Meu tempo, meu nome

são donos dos seus”

Eu, já posta em alerta

– pra sempre, pra sempre –

custo a cantar minha resposta a ti

(treme minha alma,

meu corpo derrete)

Suave – tão mansa –

levanto-me aos poucos:

“Oh, não!

não faço

não cumpro

não dobro

não cedo:

o meu destino é longe de ti.

Minha´lma é vibrante

Minha dança é da noite

Conheço feitiços que param as horas.

Oh, não!

Não cumpro, não deixo

que tomes minha mão.

Se ontem dancei – ao teu lado – sofrida

Hoje balanço meus pés sobre as nuvens

Faço alegrias nas letras corridas

Durmo o amor nessa rede aos balanços

Deixo que anotes meu nome na lista

Deixo que cumpras, que grites, que percas

Oh, sim!

Canto meu canto de vida e prazer

Ouço as luzes de um novo caminho

Furo a estrada no ponto nevrálgico:

deixo meu grito ecoar nessa trilha.

Deixo que os lobos, que as feras, que os anjos

Cuidem da deusa que vive em mim.

Oh, meu senhor, teu caminho é tão triste

que se for vida eu prefiro partir.”

 

Imagem: de Salvador Dalí

Leave a Reply

